Reestruturação Organizacional: Quando e Como Fazer

Estrutura organizacional é uma espécie de sistema através do qual toda a empresa é operada, permitindo, então, o seu funcionamento.

Ter uma estrutura organizacional bem formulada, como por exemplo uma hierarquia clara de responsabilidades e processos de tomada de decisão eficientes, faz com que o negócio possa atuar no mercado de forma competitiva e saudável, aumentando, portanto, suas chances de crescimento ao longo do tempo.

Quando a estrutura organizacional começa a apresentar problemas sérios, o melhor caminho passa a ser um verdadeiro processo de reestruturação, implementando modificações significativas no funcionamento da empresa para que ela passe a explorar ao máximo o seu potencial.

Trata-se de uma ferramenta estratégica que as empresas utilizam para se adaptar a mudanças no ambiente de negócios, melhorar a eficiência operacional ou alcançar objetivos estratégicos específicos.

QUANDO A REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL É NECESSÁRIA

Alguns sinais são fortes indicativos de que uma empresa pode necessitar, muito em breve, de uma reestruturação organizacional para seguir crescendo de forma efetiva e saudável.

Mudanças no mercado

Alterações no padrão de funcionamento do próprio mercado no qual a empresa encontra-se inserida podem fazer com que surja a necessidade de reestruturação organizacional.

Um exemplo prático que se encaixa perfeitamente neste tópico é o que o mundo experimentou durante a última pandemia, quando uma situação excepcional de saúde fez com que muitas empresas precisassem rever o modo de operação para permanecerem ativas e atendendo às novas necessidades do mercado naquele momento. Outro exemplo poderia ser a entrada de um novo concorrente forte no mercado, ou uma mudança nas preferências dos consumidores.

Problemas de desempenho

Quando um negócio começa a apresentar problemas de desempenho, também estaremos diante de um forte sinal de que a reestruturação organizacional pode ser a melhor opção. A ineficiência nos processos internos e a baixa nas vendas são os problemas de desempenho mais comuns e fáceis de serem identificados.

Por exemplo, se a empresa está constantemente perdendo prazos ou se os clientes estão insatisfeitos com a qualidade do serviço, isso pode indicar a necessidade de uma reestruturação.

Alta rotatividade de recursos humanos

Contratar pessoal é algo que consome bastante tempo e pode ser consideravelmente caro. Logo, o ideal é que a contratação seja feita do modo mais efetivo possível. Porém, ainda que se tenha esse cuidado, pode ser que a rotatividade de pessoal na empresa seja alta, o que, definitivamente, não é bom sinal.

Este tipo de problema geralmente indica a dificuldade de envolvimento dos funcionários com a política e, consequentemente, com os objetivos da empresa, comprometendo a produtividade e a sensação de bem-estar.

Novas estratégias de negócios

Quando surge uma nova estratégia de negócios, como a expansão para novos mercados ou a introdução de novos produtos, pode ser necessário, também, ajustar o operacional da organização para melhor atender a este novo momento da empresa de forma mais eficaz.

Problemas com orçamento empresarial

Dentre os principais problemas de orçamento que podem precisar de uma reestruturação organizacional para serem solucionados estão as dívidas, uma margem de lucro muito baixa ou qualquer outro comprometimento orçamentário desproporcional que limite o desenvolvimento da empresa.

Por exemplo, se a empresa está gastando muito em áreas que não estão gerando retorno suficiente, isso pode indicar a necessidade de uma reestruturação.

COMO REALIZAR A REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE FORMA EFICAZ

Existem algumas etapas-chave para realizar uma reestruturação organizacional que seja realmente eficaz, que variam desde o planejamento e design até a implementação e revisão do trabalho. Confira a seguir:

Coleta e análise de dados

Antes de pensar em uma reestruturação que realmente seja funcional para a empresa naquele momento, é fundamental conhecer as métricas e os números do negócio até aquele determinado momento. Isso pode incluir dados sobre vendas, desempenho dos funcionários, satisfação do cliente, e muito mais. Ter em mãos esse conhecimento minucioso da operação é a base ideal para se fazer um bom planejamento futuro.

Planejamento

Conhecendo bem o negócio, já se pode partir, então, para o planejamento estratégico de reestruturação organizacional. Uma vez identificados os problemas e as fragilidades da empresa, pode-se definir planos de solução e metas viáveis, por exemplo, para impulsionar o crescimento do negócio. Isso pode envolver a criação de novos processos, a redefinição de funções e responsabilidades, ou a implementação de novas tecnologias.

O ideal é que o planejamento seja elaborado de forma objetiva e completa, contendo até mesmo previsão de datas para a conclusão de determinados objetivos.

Implementação e revisão

Com um plano alinhado, é momento de colocá-lo em prática para testar, no cotidiano da empresa, a sua eficácia. Isso pode envolver a implementação de novos processos, a redefinição de funções e responsabilidades, ou a implementação de novas tecnologias.

Com a prática, pode ser que alguns pontos frágeis do planejamento de reestruturação sejam escancarados e isso também faz parte do processo. Bons planos são aqueles que permitem que ajustes necessários sejam feitos sem grandes dificuldades.

Uma consultoria prestada por profissionais capacitados pode fornecer orientação e suporte durante este processo complexo, ajudando a garantir que a reestruturação conduza a melhorias duradouras e significativas na organização.

A SETUP CONSULT

A Setup Consult conta com consultores especializados e preparados para apresentar a cada cliente as melhores soluções, sempre visando a máxima rentabilidade e eficiência de cada negócio. Estamos prontos para ajudá-lo a navegar pelo processo de reestruturação organizacional.

Clique aqui para acessar o site e conhecer toda a cartela de serviços da Setup Consult, ou entre em contato conosco para agendar uma consulta.

Compartilhar

Adicione seus comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *