Nível: Tático
Prazo: Visão de Médio Prazo
Responsável: Gerência

2.0 – Visão Geral
É vital que as estruturas organizacionais sofram adaptações ao longo do tempo, principalmente e na medida em que novos colaboradores do nível da supervisão são movimentados. Mas periodicamente é importante que tal estrutura possa ser reavaliada para adequar-se às necessidades estratégicas da empresa visando o médio prazo.

2.1 – Estrutura
A Gestão de Estruturas avalia e redesenha não apenas o organograma, mas também os principais indicadores e quadros de alçada de uma organização.

2.2 – Relatórios
Os relatórios são o conjunto de indicadores apresentados através de índices, fazendo o link entre os indicadores para verificarmos o desempenho da companhia.

2.3 – Orçamento
O orçamento são os objetivos estipulados pela empresa a serem alcançados em um determinado tempo. A utilização do orçamento é de extrema importância para identificar onde ira chegar a companhia.

2.4 – Gestão de Projetos
A gestão de projetos deve ser realizada para gerenciar as seguintes etapas do projeto: escopo, cronograma, custos, qualidade, gerenciamento de recursos, riscos, suprimentos e stakeholders. Isto pode ser gerenciado em:
– Gestão de Projetos
– Gestão de Programas
– Gestão de Portfólio

2.5 – Áreas
As áreas a serem exploradas pela consultoria serão as áreas comercial, operação, suprimentos, financeiro, recursos humanos e tecnologia de informação.

2.6 – Benefícios
Dentre os principais benefícios da definição da estrutura, relatórios, orçamento e gestão de projetos, devem ser destacados:
– Papéis e responsabilidades claramente definidos
– Metas definidas para a empresa por áreas
– Níveis de poder decisórios e responsabilidades claramente definidos

Fontes

  1. https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=orcamento
  2. https://www.gupy.io/blog/organograma
  3. PMO escritorio de projetos, programa e portfolio na pratica / Andre Barcaui – Rio de Janeiro 2012

1ª Etapa

Metodologia

3ª Etapa